Os 10 primeiros da tabela vencem, exeto para o tricolor paulista (Que derrubou o Adílson Batista)! Veja...
(Palmeiras x Fluminense)
Mesmo sem o técnico Luiz Felipe Scolari no banco de reservas, o Palmeiras foi derrotado pelo Fluminense no estádio do Canindé, por 2 a 1, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, com dois gols do atacante Fred.
Em meio à crise, Scolari não comandou o time alviverde porque viajou para Portugal para curtir a festa de casamento do filho. Flávio Murtosa ficou no banco. O atacante Kleber, que foi afastado pelo técnico e pela direção, também ficou fora do confronto.
O Palmeiras completou cinco jogos sem vitória: continua com 41 pontos. Já o Fluminense, time com melhor campanha no segundo turno, tem 50 pontos e segue firme na luta pelo título do Nacional.
Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Figueirense, enquanto o Flu encara o Atlético-MG, em casa.
(Santos x Grêmio)
Sem Neymar e o lateral Crystian, expulsos no último jogo, o Santos perdeu para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro, pela 30ª de 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, e chegou à sua 13ª derrota no torneio.
Escudero, aproveitando rebote de pênalti cobrado por Douglas, marcou o gol gremista no primeiro tempo. Foi a primeira vitória do Grêmio sobre o Santos na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro desde que a competição começou a ser disputada, em 1971.
Além dos desfalques originados pelos cartões vermelhos na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, o Santos entrou em campo sem outros titulares. Pará, Elano e Paulo Henrique Ganso seguem machucados e Felipe Anderson está com a seleção brasileira sub-20 no Pan-Americano de Guadalajara, no México. A equipe sentiu as ausências e teve muita dificuldade para jogar em um campo castigado pela chuva.
Apesar de também desfalcado, o Grêmio se adaptou melhor às condições do gramado. Aproveitou bem o gol marcado na etapa inicial e jogou fechado, explorando os contra-ataques, deixando ao rival a alternativa das bolas aéreas, que o Santos não conseguiu aproveitar.
O resultado deixa o Santos na 13ª posição, com 38 pontos. O Grêmio sobe para a 9ª, com 42.
(Botafogo x Atlético-PR)
Sem dificuldades, o Botafogo fez 2 a 0 no Atlético-PR, na tarde deste domingo, no Engenhão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se manteve na caça aos líderes Corinthians e Vasco.
Os gols botafoguenses foram marcados pelo zagueiro Antônio Carlos, no primeiro tempo, e pelo centroavante Loco Abreu, em cobrança de pênalti, na etapa complementar.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 52 pontos -- e fica a dois do líder Corinthians.
Já o Atlético-PR vai se afundando cada vez mais na competição. Com a derrota, o time de Antônio Lopes fica com 28 pontos e está a três do Cruzeiro, primeiro fora da zona da degola e que hoje perdeu para o time de Parque São Jorge.
Na próxima quarta-feira, o Botafogo visita o Santos em partida atrasada da 21ª rodada. No domingo, o time de Caio Júnior visita o Avaí e o Atlético-PR joga contra o Ceará no mesmo dia.
Para o duelo na Vila Belmiro, o Botafogo perdeu Renato. O volante levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática.
(Internacional x Avaí)
Após ficar duas vezes atrás do placar, o Internacional fez a alegria da torcida presente neste domingo ao estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, ao derrotar o Avaí, vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, e manter o sonho até mesmo do título nacional: 4 a 2. A virada veio no segundo tempo, graças a dois gols do meia argentino D'Alessandro, um do lateral esquerdo Kléber --após passe do argentino-- e outro do lateral direito Nei, em falta que D'Alessandro deixou o companheiro cobrar.
O resultado fez o Inter chegar a 47 pontos, ainda em sétimo e a sete pontos do líder Corinthians, porém embalado e mais vivo do que nunca para a zona de classificação à Libertadores, encerrada pelo Fluminense, que tem 50.
Já o Avaí continuou em penúltimo, com 26 pontos, quatro atrás do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Cruzeiro, e vê a degola cada vez mais próxima.
No próximo domingo, o Inter volta a campo diante do Corinthians, novamente em casa, enquanto o Avaí recebe o Botafogo, um dia antes.
(Cruzeiro x Corinthians)
Com um gol do volante Paulinho na segunda etapa, o Corinthians bateu o Cruzeiro por 1 a 0, no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), e mantém a liderança do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro ainda desperdiçou um pênalti com o argentino Montillo. Na segunda etapa, o cruzeirense Elber subiu e dividiu com Edenílson. O árbitro Pablo dos Santos Alves marcou um pênalti polêmico. Por reclamação, o técnico Tite foi expulso.
Com o resultado, a equipe de Parque São Jorge mantém a liderança da competição, com 54 pontos. O Botafogo, que venceu o Atlético-PR por 2 a 0, está com 52 pontos e um jogo a menos.
O Corinthians não levou para Minas o atacante Adriano, que entrou nas últimas duas partidas da equipe, e o zagueiro Chicão, reserva contra o Botafogo, na última quarta. Porém, contou com a volta do atacante Liedson, que não atuava desde o dia 21 de setembro, no clássico contra o São Paulo.
O Cruzeiro continua sem vencer no returno da competição. O único técnico a triunfar com a equipe mineira foi Joel Santana, hoje no Bahia. O último êxito cruzeirense foi no dia 28 de agosto, no clássico contra o Atlético-MG. Há onze partidas sem vencer, o time de Belo Horizonte estacionou nos 31 pontos.
Na próxima rodada, o Corinthians vai enfrentar o Inter, no Beira-Rio. O Cruzeiro recebe o Atlético-PR.
(Vasco x AtléticoMG)
O Vasco não encontrou dificuldades para derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 neste domingo, em São Januário, no Rio de Janeiro, e alcançou o líder Corinthians na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca chegou aos 54 pontos, mesmo número dos corintianos, mas ocupa a 2ª posição por ter menos uma vitória.
Os gols vascaínos foram marcados por Elton e Fágner, no primeiro tempo.
Válida pela 30ª de 38 rodadas do Brasileiro-2011, a partida teve amplo domínio do Vasco, que só foi ameaçado pelo adversário no início do segundo tempo. No restante do jogo, o que se viu foi um Vasco compacto, rápido no ataque e sem levar sustos na defesa, mesmo caindo de produção na etapa final.
Com a derrota, o Atlético-MG segue na zona de rebaixamento com 30 pontos, na 17ª posição. A equipe mineira contou com a ajuda dos companheiros de Z-4. Atlético-PR, Avaí e América-MG perderam seus jogos no final de semana.
Na próxima rodada, o Atlético-MG enfrenta o Fluminense, sábado, no Rio. O Vasco joga contra o Bahia, domingo, em Salvador.
(Coritiba x Bahia)
Apesar de algumas chances desperdiçadas de ambos os lados, Coritiba e Bahia não saíram de um empate sem gols neste domingo à noite, no estádio Couto Pereira, no Paraná, pela 30ª de 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
O resultado manteve os donos da casa com sonho remoto de chegar à zona da Libertadores e aumentou a distância dos visitantes para o rebaixamento.
Agora, seis pontos separam o time baiano, mantido no 14º lugar, agora com 36, em relação ao primeiro dentro da área de degola, o Atlético-MG. Para completar, todas as seis equipes abaixo na tabela foram derrotadas.
Já o clube paranaense caiu uma posição, ultrapassado pelo Atlético-GO, em 11º, com 41 pontos. E subiu para nove abaixo do primeiro no chamado G5, o Fluminense.
Todos os dois adversários permanecem no grupo que vai à Copa Sul-Americana de 2012.
Na próxima rodada, o Coritiba visita o São Paulo, domingo, no Morumbi, mesmo dia em que o Bahia recebe o Vasco, em Pituaçu.
(AtléticoGO x São Paulo)
Com Luis Fabiano, o São Paulo voltou a decepcionar na noite deste domingo e chegou ao seu sexto jogo consecutivo sem vitória no Campeonato Brasileiro. O tropeço, dessa vez, ocorreu em Goiânia, com a derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO, em partida válida pela 30ª rodada do Nacional, e tirou o time do Morumbi da zona de classificação para a Libertadores.
Os gols da vitória do time de Hélio dos Anjos foram anotados pelo zagueiro Gilson, concluindo cruzamento do também zagueiro Anderson, e pelos atacantes Felipe e Anselmo. Com a vitória, a equipe chegou aos 42 pontos e assumiu a décima colocação, à frente dos grandes paulistas Palmeiras e Santos.
A última vitória são-paulina ocorreu no distante dia 17 de setembro. Nesta segunda-feira, portanto, o time do Morumbi completa um mês sem vitórias.
Créditos - Folha de SP, Globo Esporte.